O Poder da Automação de Chatbots para Atendimento de Leads.
Atualmente, ter presença digital e se conectar com leads e clientes em canais como WhatsApp, Facebook e Instagram é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Porém, gerenciar todas as conversas manualmente não escala. É aí que a automatização de chatbots se torna indispensável.
De acordo com dados da Juniper Research, os chatbots geram uma economia de cerca de US$8 bilhões por ano em custos com atendimento ao consumidor. Além disso, segundo a IBM, bots conseguem responder de forma satisfatória a aproximadamente 80% das perguntas padronizadas de clientes.
Isso ocorre graças às técnicas de processamento de linguagem natural que permitem os chatbots entenderem e responderem perguntas simples e recorrentes de forma automática, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, as equipes de atendimento podem focar sua energia apenas nos casos mais complexos.
Vantagens competitivas do uso de Chatbots:
-
Redução média de 30% em custos operacionais, segundo pesquisa da Accenture;
-
Aumento de até 70% na taxa de resolução de casos no primeiro contato, de acordo com a Forrester;
-
Respostas mais rápidas e consistentes, melhorando a experiência do cliente;
-
Menores tempos de espera e maior satisfação, gerando mais leads qualificados;
-
Mais dados e insights sobre necessidades e comportamento dos clientes;
-
Taxas de conversão até 15% maiores em funis que usam chatbots, segundo relatório Drift.
A Midiattic, especialista em growth marketing, é parceira oficial da Kommo, plataforma líder em chatbots para messengers como WhatsApp e Instagram.
A Kommo utiliza IA avançada para entender e qualificar leads em conversas automatizadas, além de integrar com CRMs populares e ter o seu próprio CRM integrado na plataforma, usando a própria base de contatos de Whatsapp. Assim, proporciona experiências personalizadas em diversos os canais digitais.
Adotar chatbots para automatizar conversas com leads não é mais opção hoje em dia, mas uma necessidade competitiva. Além de escalar o atendimento com muito mais eficiência, essa tecnologia aprimora a experiência do consumidor e gera mais receita aos negócios através da conversão de leads. Os chatbots representam o presente e o futuro da comunicação digital.
Fontes:
Juniper Research: Dado retirado do relatório "Digital Customer Service Strategies", publicado em 2021
IBM: Dado mencionado no artigo "The Rise of AI Chatbots", publicado em 2019 no blog da IBM
Accenture: Estimativa citada no relatório "Embracing AI to Deliver Next-Generation Customer Experiences", publicado em 2020
Forrester: Estatística apresentada no relatório "The ROI of Customer Service Chatbots", publicado pelo instituto de pesquisa Forrester em 2021
Drift: Informação retirada do relatório anual "Conversational Marketing Benchmark Report", publicado pela plataforma de chatbots Drift em 2020